Após aprovação pela Anvisa, OMS também aceita o uso de vacina contra dengue em área endêmica.

por Antonio Daniel da Silva publicado 15/04/2016 09h34, última modificação 15/04/2016 09h34

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou o uso da primeira vacina contra a dengue. Após a reunião do Grupo de Especialistas sobre Imunização (Sage), a entidade anunciou a recomendação de aplicação em locais onde a doença é endêmica.
 

A nova vacina, a Dengvaxia, é produzida pela multinacional francesa Sanofi Pasteur e protege contra os sorotipos de dengue 1, 2, 3 e 4.
 
No Brasil, no México, em El Salvador e nas Filipinas, os governos e agências de regulação já haviam dado sinal verde para o uso do produto. Agora, a OMS chancela a decisão. É importante lembrar que governos devem usar apenas em locais onde exista uma alta taxa de transmissão da dengue, e com surtos recorrentes. A ideia é de que a vacina possa ser usada em programas de imunização.
 
Situação no Brasil
No final de 2015, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o registro concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacina contra dengue. A Dengvaxia foi registrada como produto biológico novo. O registro permite que a vacina seja utilizada no combate à dengue. Vale destacar que a vacina não protege contra os vírus da chikungunya e zika.
 
Para validar a vacina, a Anvisa observou a comprovação da qualidade, segurança e eficácia do produto, além da certificação de cumprimento das Boas Práticas de Fabricação e as respectivas autorizações sanitárias para o funcionamento da empresa fabricante. A análise de todos esses dados foi pautada na relação benefício x risco da vacina.
 
Indicação e eficácia
A vacina será aplicada no Brasil em pessoas com idades entre nove a 45 anos e que moram em áreas endêmicas. No momento não há dados suficientes para a comprovação da segurança de uso da vacina em crianças com menos de nove anos de idade, principalmente na faixa etária de dois a cinco anos, bem como para os brasileiros maiores que 45 anos. O esquema de vacinação aprovado foi o intervalo de seis meses entre as doses.
 
A vacina apresentou uma eficácia global contra dengue confirmada contra qualquer sorotipo da dengue de 65,6% na população acima de nove anos de idade. A eficácia nessa população foi de 58,4% contra o sorotipo 1, 47,1% contra o sorotipo 2, 73,6% contra o sorotipo 3 e de 83,2% contra o sorotipo 4. Se considerarmos a forma da dengue que leva à hospitalização, a eficácia verificada da vacina foi de 80,8%. Ou seja, há uma proteção maior para casos de dengue considerados mais severos, que levam à internação dos pacientes.
 



Publicado em CNM, por Blog CNM.