CNM dá início a série para informar sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

por Antonio Daniel da Silva publicado 15/03/2017 11h39, última modificação 15/03/2017 11h39

As áreas técnicas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) darão início nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, a uma série de notícias que tem como objetivo apresentar aos gestores municipais informações sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa contará com duas publicações semanais até a semana que antecede a Marcha, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de maio, quando estão programadas ações dentro da temática.

Englobando diversas áreas do Município, a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável busca promover o alcance de 17 objetivos e 169 metas até o ano de 2030. As metas representam problemas globais que devem ser solucionados até 2030 visando assegurar um mundo mais sustentável para as futuras gerações.

Projeto Localizando os ODS
O projeto Localizando os ODS no Brasil, realizado em parceria entre a CNM e o ART PNUD, se iniciou em agosto do ano passado. No âmbito dos Novos Gestores, evento que reuniu prefeitos eleitos e reeleitos para a gestão de 2017-2020, foi entregue o primeiro guia do projeto.

Para a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios estão planejadas a entrega do segundo guia do projeto e o lançamento da Mandala Municipal, um sistema de monitoramento da situação do Município quanto à cada objetivo.

As notícias serão lançadas às terças e quintas, trazendo para a realidade municipal os indicadores e as ações já desenvolvidas pela CNM que auxiliam os Municípios a alcançar essas metas, bem como sugestões de como atuar para seu respectivo alcance.

A CNM incentiva que os prefeitos e gestores municipais acompanhem as notícias e promovam os ODS em seus Municípios.