Despesas de custeio do governo têm queda no primeiro semestre do ano.

por Antonio Daniel da Silva publicado 01/08/2017 13h17, última modificação 01/08/2017 13h17

As despesas de custeio – com o funcionamento da máquina pública – do governo federal caíram 7,2% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2016. O percentual já desconta a inflação. Em valores nominais, o custo caiu 3,6% ante o mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2017, os gastos com custeio somaram R$ 9,96 bilhões.

As informações constam do Boletim de Custeio Administrativo. O documento – divulgado trimestralmente pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – divide as despesas em oito categorias.

Segundo a publicação, os grupos de materiais de consumo e energia e água tiveram as quedas semestrais mais acentuadas, de 17,3% cada. Em seguida, vêm os gastos com locação e conservação de bens móveis, com redução de 13,8%.

Outras categorias que tiveram queda foram as despesas com comunicação e processamento de dados, de 8%; serviços de apoio, de 5,2%; e locação e conservação de bens imóveis, de 4,8%. No entanto, alguns grupos tiveram alta de gastos na comparação semestral. Os serviços e diárias e passagens registraram aumento de 13% e 2,1%, respectivamente.