Eleições de 2018 poderá ter nova urna eletrônica.

por Antonio Daniel da Silva publicado 05/05/2017 15h15, última modificação 05/05/2017 15h15

Um protótipo da nova urna eletrônica, criada para se adaptar ao voto impresso, foi apresentado aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira, 4 de maio. A determinação de imprimir o voto é da nova legislação aprovada pelo Congresso Nacional –Lei 13.165/2015 – e prevê a mudança a partir das Eleições 2018. A estimativa é de que 35 mil urnas desse novo modelo sejam utilizadas em todo o país já no próximo pleito.

De acordo com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, a Justiça Eleitoral precisou se adequar à imposição da legislação e, por essa razão, desenvolveu um modelo mais moderno. Com funcionamento em módulos acoplados e bateria com duração maior, o novo equipamento busca garantir a votação em tempo razoável, considerando que a impressão do voto em experiências anteriores foi causa de grandes filas e aumento no tempo de votação do eleitor.

O fato de funcionar em módulos permite que a máquina seja desmontada e ocupe um espaço menor na caixa de armazenamento e, consequentemente, facilita o transporte, gerando economia de recursos públicos. Na região amazônica, por exemplo, que exigiria por volta de três viagens de avião ou de helicóptero para locais de longa distância, possivelmente haverá uma redução de 45% do espaço a ser ocupado na aeronave, permitindo diminuir para duas ou até mesmo uma única viagem.


Publicado em CNM, por Blog CNM.