Escolas públicas devem escolher livros didáticos até 4 de setembro.

por Antonio Daniel da Silva publicado 22/08/2017 14h15, última modificação 22/08/2017 14h15

Até o dia 4 de setembro, professores, diretores e coordenadores de escolas das redes públicas de ensino devem escolher os livros didáticos para o próximo ano letivo. O Guia de Livros Didáticos 2018 pode auxiliar na escolha e está disponível no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com o Fundo, esse documento traz resenhas e informações das coleções aprovadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A escolha também deve ser formalizada no portal do FNDE.

Nesta edição, serão selecionadas coleções didáticas que englobam todos os componentes curriculares do ensino médio: língua portuguesa, matemática, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), física, química, biologia, filosofia, geografia, história, arte e sociologia.

O registro da escolha deve ser feito pelo diretor da escola no Sistema PDDE Interativo. Caso algum diretor ainda não tenha acesso a esse sistema, deverá entrar em contato com sua secretaria de educação para solicitá-lo.

Forma de escolha
Devem ser selecionadas duas opções de coleções para cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da 1ª opção, o FNDE negociará as obras da 2ª opção.

Caso a escola não queira receber livros de algum componente, basta manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo receber livros deste componente”. Ou seja, se registrar escolha para alguns componentes e deixar de marcar em outros, só receberá os livros que escolheu. Se gravar a escolha sem marcar nenhum componente, não receberá qualquer obra.

Por outro lado, se o colégio não acessar o sistema ou não registrar opção em nenhum momento, será encaminhada, compulsoriamente, uma das coleções aprovadas de cada componente curricular.

Agência CNM, com informações do FNDE


Publicado em Robson Pires, por Blog Robson Pires.