Garibaldi relata aos vereadores audiência com relator da Reforma da Previdência.

por Antonio Daniel da Silva publicado 27/04/2017 11h14, última modificação 27/04/2017 11h14

Durante reunião da bancada federal do Rio Grande do Norte com alguns dos participantes do estado na XV Marcha dos Vereadores, o senador Garibaldi Filho fez um relato de audiência da qual participou esta semana com o relator da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, Arthur Maia (PPS-BA), sobre a situação do agricultor familiar. Garibaldi falou sobre as alterações feitas no projeto original do governo, que beneficiam os trabalhadores do campo.

Entre as mudanças já negociadas com o governo federal, Garibaldi citou a manutenção da idade mínima de 60 anos e 15 anos de contribuição para a aposentadoria (a proposta original elevava a idade para 65 anos e o tempo de contribuição para 25 anos). O senador (que participou da reunião com Arthur Maia acompanhado pelos presidentes da FETARN, Manoel Cândido, e da Contag, Alberto Broch, além de vereadores de Umarizal) também falou sobre a possibilidade de uma alteração na alíquota de contribuição.

Pela legislação vigente, o agricultor familiar contribui com 2,1% de sua produção anual para o INSS. No momento da venda de sua produção, o desconto é realizado. Todos os adultos que trabalharam naquela atividade, podem requerer a aposentadoria. A proposta do governo determina contribuições individuais, por meio de alíquota reduzida de 5% do salário-mínimo, semelhante ao do empreendedor individual.

“O deputado Arthur Maia ficou de examinar uma forma de reduzir um pouco esta alíquota, para que o agricultor familiar não fique no mesmo patamar de contribuição do microempresário. Considero importante que o relator esteja se mostrando sensível aos pleitos do homem do campo, pois essa categoria de trabalhadores, até pela característica de sua atividade, merece um tratamento diferenciado”, afirmou o senador Garibaldi Filho.

Publicado em Robson Pires, por Blog Robson Pires.