INSS reconhecerá aposentadoria por idade automaticamente.

por Antonio Daniel da Silva publicado 04/08/2017 14h42, última modificação 04/08/2017 14h42

A aposentadoria por idade não mais precisará ser requisitada em postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, o reconhecimento do direito, será realizado automaticamente. Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 28 de julho determina que haverá o reconhecimento do direito, a partir da verificação das informações constantes nos sistemas corporativos do INSS e nas bases de dados do governo.

De acordo com o INSS, um comunicado será enviado aos segurados sobre a concessão do benefício. O segurado poderá então requerer a concessão do benefício por meio do número 135. Para a realização do pedido será solicitada a confirmação dos dados pessoais, como ocorre no Sistema de Agendamento.

O benefício poderá ser confirmado no ato ou poderá ser solicitado contato posterior para confirmação, segundo a portaria. A data da ligação para a Central 135 será considerada como a Data de Entrada do Requerimento.

Após processamento do reconhecimento do direito, o INSS enviará comunicado ao cidadão indicando as informações sobre os dados da concessão e pagamento do benefício.

Atualmente, o reconhecimento não é automático - o segurado precisa agendar o pedido pelo 135 e deve ir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento.

Agência CNM, com informações do G1



Publicado em CNM, por Blog CNM.