Luta das pessoas com deficiência será homenageada em sessão solene na Assembleia.

por Antonio Daniel da Silva publicado 22/09/2017 15h59, última modificação 22/09/2017 15h59

O mês dedicado à luta pela inclusão da pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte, o Setembro Verde, será marcado por uma sessão solene na próxima segunda-feira (25), a partir das 10h, no plenário da Assembleia Legislativa. Na oportunidade, pessoas ligadas à causa receberão homenagem do Legislativo Potiguar.

A sessão solene também acontece em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no último dia 21 de setembro. A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, no ano de 1982 e oficializada através da Lei Federal 11.133, de 14 de julho de 2005. Já o Setembro Verde foi criado através de projeto de lei apresentado pela deputada Márcia Maia e aprovado na Assembleia.

Representantes de associações, entidades representativas, paratletas, servidores da Casa e outras pessoas ligadas ao segmento estarão presentes no evento. Mais do que apenas um momento para prestar homenagem aqueles que lutam pela causa, a sessão trará ainda histórias de superação de quem ultrapassou os obstáculos criados em razão da deficiência e também renovará a cobrança por políticas públicas efetivas para o segmento.

De acordo com dados apresentados pela deputada Márcia, propositora da sessão, o Rio Grande do Norte está entre os 10 Estados da do país com o maior número de pessoas com deficiência em situação de miséria. Além disso, em termos proporcionais, o estado possui o maior número de pessoas com deficiência no país.

“É um contexto que não pode ser ignorado. Uma gestão que pensa acessibilidade, não é apenas aquela que comemora uma data no calendário, mas que pensa nos cidadãos e no acesso deles não apenas físico às coisas, mas principalmente, aos direitos e políticas públicas. A cidadania deve ser garantida, a todos, o ano inteiro”, destacou a deputada e socióloga.

 

Publicado em Robson Pires, por Blog Robson Pires.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.