Nelson Barbosa é o mais cotado para substituir Levy no Ministério da Fazenda.

por Antonio Daniel da Silva publicado 18/12/2015 11h05, última modificação 18/12/2015 11h15

O atual ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, é o nome mais cotado para ocupar o Ministério da Fazenda.

Com a saída de Joaquim Levy, o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são favoráveis a Barbosa, mas a sugestão não é unânime.

O senador Armando Monteiro, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, também é visto como uma opção, principalmente por ser o preferido pelo mercado financeiro.

De acordo com a Folha de S. Paulo, os nomes de Marcos Lisboa, vice-presidente do Insper, e do diretor executivo do Brasil no FMI, Otaviano Canuto, também estão sendo cogitados.

A presidente Dilma Rousseff deseja que o sucessor de Levy seja definido com urgência. Segundo a reportagem, a decisão pode acontecer hoje ou, no máximo, até a próxima semana.

A especulação sobre a saída do ministro começou com o boato de que sua permanência no cargo estaria condicionada à meta de 0,7% do PIB de superávit primário para 2016. Na terça-feira, dia 15, Dilma contrariou Levy e tomou a decisão de colocar a meta fiscal entre zero e 0,5%.

Joaquim Levy terminou sua participação como ministro da Fazenda no Conselho Monetário Nacional (CMN) nesta quinta-feira e afirmou que não fará parte do próximo encontro, marcado para 21 de janeiro.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele criticou o posicionamento do governo e se mostrou aliviado com a saída. O ministro conta que desde de que assumiu o cargo tenta fazer reformas econômicas, mas considera que a prioridade do governo é a manutenção da meta fiscal.

 

Publicado em Tribuna do Norte, por Blog Tribuna do Norte