Relator propõe idade mínima progressiva para aposentadoria de mulheres até 2036!

por Antonio Daniel da Silva publicado 19/04/2017 13h25, última modificação 19/04/2017 13h25
Proposta é de que idade mínima para as mulheres comece em 53 anos e chegue em 62 anos; para os homens, idade de partida é de 55 anos, até chegar a regra geral, de 65 anos, em 2038.

O relator da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), anunciou nesta quarta-feira (19) que irá propor uma idade mínima progressiva para a aposentadoria de homens e mulheres. A idade mínima começará em 53 anos para mulheres e 55 anos para os homens e será elevada gradativamente para 62 anos, no caso das mulheres, e 65 anos, no caso dos homens.

A proposta original do governo previa uma idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e mulheres. Essa regra seria aplicada para todos os homens com menos de 50 anos e para todas as mulheres com até 45 anos. Os demais entrariam em uma chamada regra de transição, que cobraria um pedágio em tempo de contribuição, para que as pessoas se aposentassem em uma idade intermediária entre a proposta do governo e a regra atual.

Publicado em G1, por G1.com