Sinopses Estatísticas da Educação Básica agora trazem dados por Município.

por Antonio Daniel da Silva publicado 04/05/2017 12h55, última modificação 04/05/2017 12h55

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou uma nova versão da Sinopse Estatística da Educação Básica 2011. Com o novo documento, os gestores municipais poderão acessar os dados de acordo com a cidade de seu interesse, dentro do período que vai de 2011 a 2016. A desagregação das informações de 2007 a 2010 deve ser concluída até o primeiro semestre do ano que vem.

Disponibilizado na última terça-feira, 2 de maio, o modelo sintetiza as principais estatísticas do Censo Escolar, como escolas, turmas, docentes e número de matrículas. Os dados são utilizados não apenas pelos gestores locais, como também por estudantes, pesquisadores e profissionais de imprensa interessados na área de Educação.

Essa remodelagem das Sinopses Estatísticas busca ampliar o escopo de dados ofertados e atender a demanda por informações. A granularidade dos dados passou ao nível de Município e eles são apresentados de forma bidimensional, permitindo ao usuário analisar as informações dos atributos apresentados de forma complementar.

Outra novidade é que a publicação passa a contar, além do tradicional formato Excel, com um novo arquivo em formato aberto de planilha eletrônica. A forma de apresentação dos dados referentes às etapas de ensino sofreu alterações metodológicas para uma melhor representação das estatísticas. Segundo novo modelo, as notas de rodapé ao final de cada tabela irão trazer informações mais detalhadas.

No portal do Inep os gestores municipais podem acessar ainda os Microdados do Censo Escolar, onde é possível reproduzir todas as tabelas da Sinopse.

Acesse aqui as Sinopses Estatísticas da Educação Básica