Taxa Selic cai para 9,25% e chega ao menor nível desde de 2013.

por Antonio Daniel da Silva publicado 27/07/2017 13h38, última modificação 27/07/2017 13h38

A taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) baixou em 1 ponto percentual, de 10,25% ao ano para 9,25% ao ano. Essa é a sétima queda consecutiva dos juros básicos da economia. A decisão, anunciada nesta quarta-feira, 26 de julho, já era esperada pelos analistas financeiros.

Com a redução, a Selic chega ao menor nível desde outubro de 2013, quando estava em 9% ao ano. Essa é a primeira vez em que os juros básicos da economia retornam a um dígito em quase quatro anos. Desde novembro de 2013, quando o Copom elevou a taxa para 10% ao ano, a taxa estava em dois dígitos.

Em comunicado, o Banco Central (BC) informou que as incertezas políticas não influenciaram, até agora, as expectativas para a inflação. O texto, no entanto, informou que a manutenção do ritmo de cortes dependerá da continuidade das reformas estruturais em tramitação no Congresso Nacional.

Condições econômicas
“O Copom ressalta que a manutenção das condições econômicas, até este momento, a despeito do aumento de incerteza quanto ao ritmo de implementação de reformas e ajustes na economia, permitiu a manutenção do ritmo de flexibilização nesta reunião. Para a próxima reunião, a manutenção deste ritmo dependerá da permanência das condições descritas no cenário básico do Copom e de estimativas da extensão do ciclo”, destacou a nota.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA registrou deflação de 0,23% em junho, a primeira variação negativa do índice em 11 anos.



Publicado em CNM, por Blog CNM.