Câmara dos Deputados aprova em segundo turno texto-base da reforma política.
O plenário da Câmara aprovou na terça-feira, 7 de julho, em segundo turno, por 420 a favor, 30 contra e 1 abstenção, o texto-base da proposta de reforma política. Entre os temas aprovados estão o fim da reeleição, a possibilidade de empresas doarem a partidos políticos, o voto obrigatório, a manutenção do sistema proporcional e das coligações para o Legislativo.
Um acordo deixou a votação dos destaques ao texto para a próxima terça-feira, 14 de julho. Os destaques, de caráter supressivo, podem retirar do texto temas aprovados em primeiro turno.
Já nesta quarta-feira, 8 de julho, a Câmara deve analisar o texto infraconstitucional para regulamentar alguns pontos da reforma, como o que trata do financiamento de campanhas por empresas. A Constituição não tem regra sobre o financiamento de campanhas.
Pela matéria aprovada, essas doações ainda estão permitidas, mas só podem ser endereçadas aos partidos. Pessoas físicas podem doar para a legenda e para o candidato. Ficou mantida a distribuição de recursos do Fundo Partidário e serão ainda definidos os limites de gastos e de doações.
Votações