Comitiva do RN visita obras de transposição das águas do São Francisco.

por Antonio Daniel da Silva publicado 18/05/2016 09h32, última modificação 18/05/2016 09h32

O presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RN, Urbano Medeiros, visita nesta quinta (19) e sexta (20) as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que devem beneficiar cerca de 12 milhões de habitantes de pequenas, médias e grandes cidades da região semiárida dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Medeiros integra comitiva organizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RN) com o objetivo de conhecer detalhadamente o projeto, verificar o andamento das obras e a implementação das estruturas para a transposição das águas.

A comitiva da ABES é formada por 25 pessoas, a maioria técnicos da CAERN. O grupo sai de Natal ainda nesta quarta (18), mas só inicia a visita na manhã desta quinta (19). Os técnicos começam a visita às obras pela cidade de São José de Piranhas/PB e seguem pelos municípios de Brejo Santo/CE, Salgueiro/PE, Cabrobó/PE e Pena Forte/CE (programação em anexo).

“A participação da OAB/RN na visita atesta a preocupação da atual gestão com o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte. A obra hídrica em andamento trará esperança para o nosso estado, com destaque para a população sertaneja”, destacou Medeiros.

Desenvolvida sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, a transposição das águas do Rio São Francisco é considerada uma das 50 maiores obras hídricas do mundo.

Com a conclusão das obras, a expectativa é de que seja possível a retirada contínua de 26,4 m³/s de água, o equivalente a 1,4% da vazão garantida pela barragem de Sobradinho (1850 m³/s), no trecho do rio onde se dará a captação.

Toda essa água será destinada ao consumo da população urbana de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos quatro estados do Nordeste Setentrional (PE, PB, CE e RN).

 

Publicado em Política em foco, por Blog Política em Foco