Confiança do consumidor cai 1,4% segundo a Fundação Getúlio Vargas.

por Antonio Daniel da Silva publicado 26/06/2015 09h58, última modificação 26/06/2015 09h58

A confiança do consumidor recuou 1,4% em junho comparando com o mês de maio, na série com ajuste sazonal, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) fechou o mês em 83,9 pontos. Em maio, o indicador havia cedido 0,6% contra abril.
 

"O resultado do ICC retrata um consumidor preocupado com a situação econômica geral e da família, tendo a inflação como principal vilã, seguida pelo mercado de trabalho. O resultado reflete insatisfação com a situação presente e a ausência, até o momento, de sinais de reversão da fase negativa no curto prazo", avalia a economista Viviane Seda, coordenadora da Sondagem, em nota oficial.
 
O resultado de junho foi influenciado principalmente pela avaliação sobre o momento atual. Na comparação de junho contra igual mês de 2014, o ICC recuou 19,7%. O índice, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos, está desde novembro do ano passado abaixo dos 100 pontos, zona considerada desfavorável. A média histórica, que considera os últimos cinco anos, está em 113,4 pontos.
 
Segundo a FGV, o levantamento abrange amostra de mais de 2,1 mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 01 e 23 deste mês.


Publicado por CNM, em Blog CNM.