Deputados pedem articulação de Municípios para combate ao mosquito Aedes aegypti.

por Antonio Daniel da Silva publicado 09/03/2016 16h20, última modificação 09/03/2016 16h20

Deputados que compuseram uma comissão externa de acompanhamento de ações sobre a epidemia do vírus zika cobraram maior articulação dos Municípios na estratégia de combate ao mosquito transmissor da doença. Eles visitaram nesta terça-feira, 8 de março, a sala de operações destinada ao enfrentamento do inseto no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília.

Atualmente, o mosquito Aedes aegypti está presente em mais de 4,5 mil Municípios, conforme dados do sistema de monitoramento da Presidência da República. No entanto, as ações coordenadas a partir do Cenad alcançam apenas 105 desse total.

O trabalho é feito por meio de reuniões semanais de que participam representantes de sete ministérios, entre eles os da Educação, Integração Nacional e Saúde, além de gestores de 14 capitais. O objetivo é mobilizar as políticas públicas em consonância com as informações recolhidas pelo sistema, que são atualizadas a cada 30 minutos. A Casa Civil também foi convocada para participar das reuniões. Os parlamentares acreditam que a pasta pode ajudar a alinhar Estados e Municípios.

Envolvendo Municípios
Os parlamentares também propuseram um protocolo nacional para que os esforços de combate ao mosquito cheguem aos Municípios, de forma que a ponta das administrações também seja unificada no sistema de informação.

O Ministério da Saúde expôs que a ideia é estender a participação, dos atuais 105, para mais 248 Municípios, a partir da construção de salas locais de controle. A pasta informou que a orientação é para que as atuais 27 salas estaduais articulem audiências dentro das assembleias legislativas dos Estados, para apresentar indicadores e mostrar as metas no plano de enfrentamento do mosquito.

Alerta CNM
Considerando a importância do desenvolvimento das ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti em âmbito municipal, a CNM tem alertado todos os gestores quanto a necessidade da criação das salas de coordenação no Município, sendo fundamental o envio dos dados diariamente às Salas Estaduais, para que que sejam consolidados na Sala Nacional.

Esse processo íntegra as discussões e planejamento das ações nacionais, auxiliam na fase de mensuração do problema e de eficiência das ações.

No entanto, a Entidade destaca a necessidade de incentivos financeiros para a execução das atividades na ponta, o Municipio não têm condições de arcar sozinho com os custos de todas as campanhas criadas pela União.

Leia aqui nota técnica da CNM para instalação das Salas de Coordenação.