Garibaldi cobra objetividade do governo estadual.

por Antonio Daniel da Silva publicado 16/06/2015 09h17, última modificação 16/06/2015 09h17

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) cobrou do Governo do Estado objetividade em relação à implantação do Hub da TAM, em Natal. Ao participar do evento, na Escola do Governo, localizado no Centro Administrativo, o parlamentar do Partido do Movimento Democrático Brasileiro enfatizou a necessidade de formalizar um grupo de trabalho com chancela e apoio do Poder Executivo do Rio Grande do Norte.

“Politicamente não vejo qualquer preocupação. Não tenho dúvida que faremos o melhor pelo Rio Grande do Norte. E que é que falta? Precisamos ser objetivos. Constituir um grupo de trabalho, que já existe, mas precisa ser formalizado. Com aval dessa reunião esse grupo terá força. Com isso, não há dúvidas que teremos investimento e os empregos gerados. Isso, num momento de crise nacional. O governador está sendo testemunha da união do RN, que é um Estado pequeno, mas forte”, afirmou Garibaldi Filho.

O senador peemedebista lembrou que o Rio Grande do Norte possui pontos positivos e que podem ser ressaltados nessa disputa pelo Hub.

As vantagens, de acordo parlamentar norte-rio-grandense e que foram expostas pela equipe técnica do Governo, são a localização geográfica; infraestrutura aeroportuária; e área para expansão do setor de cargas, já que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é o único com capacidade de ter uma nova pista com as mesmas dimensões com a utilizada atualmente.

“Temos que fazer valer o grande trunfo que estamos oferecendo, que é o aeroporto. Fomos pioneiros e acertamos. Precisamos fazer valer junto ao Petrobras os benefícios do querosene de aviação para selar essa conquista. Ao mesmo tempo em que manifesto meu otimismo tenho que expor meu realismo. Disputamos uma corrida que devemos usar nossas vantagens, pois Pernambuco e Ceará também vão usar suas vantagens”, comentou.

Além do governador Robinson Faria e autoridades políticas, a reunião contou com a presença de técnicos do setor do turismo, Consórcio Inframérica e representantes da Fiern, Fecomércio, CDL, Abih, entre outras entidades. Garibaldi afirmou estar à disposição da equipe técnica, ressaltando a importância de se formalizar esse grupo e definir quais os pontos decisivos para as futuras decisões.

 

OPOSIÇÃO

A família Alves, por intermédio do senador Garibaldi Filho e do ministro Henrique Eduardo Alves, assumiram a liderança da oposição ao Governo Robinson Faria. Ao afirmar que o chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense era testemunha da união da classe política, o senador peemedebista respondeu as críticas feitas, na semana passada por Robinson Faria e no domingo passado pela primeira-dama Julianne Faria.

Tanto o governador do Estado quanto a secretária estadual de Trabalho, Habitação e Ação Social (SETHAS) utilizaram seus perfis no Twitter para acusar a oposição de não apresentar contribuições para o Estado. Robinson e Julianne acusaram representantes da família Alves de nada fazer em favor do Estado. A secretária e primeira-dama Julianne Faria chegou a dizer que, ao citar o nome do ministro do Turismo e a palavra “escândalo” na internet, apareceriam inúmeras ocorrências ligadas a Henrique Eduardo Alves.

 

REPRESENTATIVIDADE

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), acompanhado por outros deputados estaduais, participou das discussões sobre a concorrência pelo hub da TAM no Nordeste e os projetos do Rio Grande do Norte para inclusão no pacote de investimentos do Governo Federal. “Esse é um momento ímpar para a classe política do RN se unir em defesa do hub da TAM. É de fundamental importância que as bancadas, estadual e federal, se unam ao Executivo para que possamos gerar novos empregos e galgarmos o caminho do desenvolvimento tão esperado por todos nós”, disse Ezequiel.

O parlamentar comentou que os esforços conjuntos são imprescindíveis para assegurar os investimentos para o Estado. “Precisamos das obras de infraestrutura, como os acessos norte e sul do Aeroporto de São Gonçalo, já iniciadas, e que o Governo Federal volte os seus olhos para essa grande oportunidade que nós temos: com a duplicação da Reta Tabajara, duplicação da BR-304 e interligação por ferrovias aos portos e aeroporto. Não pensem que o nosso Estado foi penalizado ou esquecido pela ausência de projetos. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, me assegurou que na hora em que apresentarmos um projeto, ele será incorporado ao plano de concessões”, declarou o governador, acrescentando que os projetos resultantes da reunião serão apresentados ao ministro.

Na oportunidade, o secretário estadual de Turismo, Rui Gaspar, apresentou as demandas do Governo do Estado e das Prefeituras de Natal e São Gonçalo do Amarante necessárias ao hub. O gestor elencou ações em infraestrutura aeroportuária, capacidade hoteleira, eficiência operacional e incentivos para o desenvolvimento da indústria na região.

Os deputados estaduais Galeno Torquato (PSD), Dison Lisboa (PSD), Gustavo Carvalho (PROS), Gustavo Fernandes (PMDB), Hermano Morais (PMDB), Cristiane Dantas (PCdoB), Márcia Maia (PSB), Souza Neto (PHS), Carlos Augusto Maia (PTdoB), Kelps Lima (SDD), George Soares (PR), Tomba Farias (PSB) e Fernando Mineiro (PT) prestigiaram o evento.

 

Publicado em Gazeta do Oeste, por Blog Gazeta do Oeste.