Glossário esclarece composição e atribuições da Justiça Eleitoral

por Antonio Daniel da Silva publicado 20/10/2021 11h48, última modificação 20/10/2021 11h48
Verbetes do serviço trazem informações históricas sobre a evolução das eleições no país.

Justiça Eleitoral é o ramo do Poder Judiciário integrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), juízes eleitorais e juntas eleitorais. É desse modo que o Glossário Eleitoral Brasileiro, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), explica a composição dessa Justiça especializada do país.

Segundo o Glossário, a Justiça Eleitoral trata das questões ligadas ao alistamento do eleitor, ao processo eleitoral, às eleições, à apuração e à totalização de votos, bem como à expedição de diplomas aos eleitos. Também julga, nas respectivas instâncias, os crimes eleitorais e as arguições de inelegibilidade, entre outros processos do campo eleitoral.

O serviço

O Glossário esclarece mais de 300 expressões utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral. O serviço é fonte de conhecimento para quem deseja se aprofundar na história do desenvolvimento do processo eleitoral e das eleições no país, desde a época do Império.

A ferramenta é de fácil consulta, uma vez que os verbetes estão distribuídos em ordem alfabética, para facilitar a pesquisa pelo termo desejado.

 

Publicado em TSE, por www.tse.jus.br