Legislativo potiguar cria Frente Parlamentar da Água.

por Antonio Daniel da Silva publicado 10/06/2015 09h18, última modificação 10/06/2015 09h18

Uma iniciativa do deputado estadual Galeno Torquato (PSD), a Frente Parlamentar da Água foi homologada, durante a sessão plenária de ontem na Assembleia Legislativa. O objetivo da Frente, cujo requerimento recebeu a assinatura dos 24 deputados estaduais, será de debater e procurar soluções para os graves problemas que afetam a população norte-rio-grandense, de modo especial, a crise hídrica.

De acordo com o deputado Galeno Torquato, o enfrentamento à seca deve ser uma questão a ser tratada de forma apartidária e, por esse motivo, fez questão de agradecer a colaboração dos parlamentares que compõem a ALRN. O parlamentar explicou que a partir de agora os membros da Frente deverão visitar as regiões mais afetadas pela seca, conclamando prefeitos e realizando ainda audiências públicas que resultarão num diagnóstico capaz de apontar iniciativas de curto, médio e longo prazo.

“Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 153 municípios onde foi decretado o estado de calamidade pública. As chuvas ocorridas no segundo semestre de 2014 e neste início de 2015 no RN foram insuficientes para a formação de estoques de água potável nos reservatórios que atendem as zonas rurais e urbanas. Os prejuízos financeiros ocasionados pela escassez hídrica verificada no ano de 2014, em todo o território do Estado do Rio Grande do Norte, chegam a R$ 3,8 bilhões de reais”, comentou o deputado estadual Galeno Torquato durante pronunciamento no Legislativo.

 

Publicado em Gazeta do Oeste, por Blog Gazeta do Oeste.