Presidente e diretores da FIERN acompanham a palestra de Joaquim Levy!
O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, e os diretores Silvio Bezerra, Roberto Serquiz, Vilmar Pereira Segundo, Silvio Torquato e Alberto Serejo, acompanharam a palestra do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, durante o Encontro de Governadores do Nordeste, no Centro de Convenções de Natal, nesta sexta-feira, 08.
Durante a palestra, o ministro da Fazenda afirmou que o ajuste fiscal é essencial para a retomada do crescimento, para manter a capacidade de financiamento e para garantir que a região Nordeste prossiga como a que mais cresce no Brasil.
Joaquim Levy ressaltou que o Governo Federal teve coragem para desenvolver o ajuste fiscal que está em votação no Congresso Nacional e que vai proporcionar uma economia nos gastos públicos de R$ 12 bilhões com a redução de subvenções. “O ajuste fiscal vai permitir que o Brasil tome um novo caminho”, afirmou Levy que se referiu a uma frase do governador Robinson Faria ao discursar na abertura do Encontro: “Não podemos nos perder no discurso da crise”.
“O Governo Federal faz uma reengenharia que a economia global impõe”, comentou. Ele ainda pediu uma votação rápida pelo Congresso das medidas propostas pela administração Dilma Rousseff. O ministro também defendeu a reivindicação dos governadores de retomada dos investimentos federais para ampliar a infraestrutura da região. “Esse esforço de infraestrutura, e uma política de ICMS mais justa, vão criar espaço para atração de novas empresas. Precisamos de um esforço conjunto, uma agenda real de infraestrutura que estabeleça condições favoráveis para novos investimentos na região”, destacou.
Coube ao governador Robinson Faria abrir o encontro, que contou com a participação dos demais governadores da região e do ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger. Robinson lembrou o potencial de crescimento que o Nordeste e, particularmente, o Rio Grande do Norte já demonstraram.
O presidente da FIERN comentou, ao conceder entrevista no Centro de Convenções, sobre a importância da retomada do crescimento do país e do Estado. Ele disse que no atual momento da economia nacional é necessário discutir as medidas que possam criar novas perspectivas. Amaro Sales lembrou que há indicadores preocupantes, como nos números que foram divulgados neste semana sobre desemprego.
Publicado em nominuto.com, em Blog nominuto.com