Renan vê trapalhada do Planalto.

por Antonio Daniel da Silva publicado 10/05/2016 09h02, última modificação 10/05/2016 09h02

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), avaliou que o Palácio do Planalto fez mais uma trapalhada política ao articular a decisão do comandante interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a sessão de 17 de abril, na qual 367 deputados votaram a favor do pedido de abertura de processo de impeachment contra Dilma Rousseff.

Renan considerou que o governo agiu com amadorismo, porque ele foi surpreendido pela articulação entre o advogado-geral da União, José Eduardo Cardoso, e Waldir Maranhão. Para essa articulação ter mínima chance de sucesso, seria preciso combinar ou ao menos avisar Renan. Isso não aconteceu, o que explica a reação dura do presidente do Senado.

O peemedebista deu seguimento ao processo de impeachment no Senado, considerando a decisão de Maranhão “intempestiva” e uma “brincadeira”.

Renan recebeu uma avaliação jurídica de que o Supremo Tribunal Federal não endossaria a decisão de Waldir Maranhão. Também pesou a comissão especial do Senado já ter votado a favor da abertura do processo de impeachment. Ou seja, Renan entendeu que ficaria mal perante os senadores e a opinião pública.

 

Publicado em Política em foco, por Blog Política em Foco