Resultados do Enem: 40% dos professores não têm formação para a disciplina que lecionam.
Os resultados das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostram que 40% dos professores de ensino médio não têm a formação adequada para dar aulas na disciplina que lecionam. O Ministério da Educação (MEC) cruzou os dados sobre a taxa de formação adequada dos professores com as pontuações das escolas e constatou que isso afeta diretamente o desempenho dos alunos.
Segundo o MEC, este cenário é agravado quando a disciplina que o docente leciona não casa com a formação dele. Como alguém de Exatas que ministra aulas de Humanas. Portanto, quanto maior a quantidade de docentes com formação correta, melhor o desempenho dos estudantes no Enem.
Estes dados são referentes a 2014 e envolvem os colégios estaduais e os particulares. Fatores como o perfil socioeconômico e a escolaridade dos pais também influenciam nos resultados do Enem.
Formação
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação defende que as escolas públicas que conseguem os melhores desempenhos são aquelas com uma agenda completa de formação de professores e salários atraentes.
Publicado em CNM, por Blog CNM.