TAM marca apresentação de estudos sobre o HUB na região Nordeste.

por Antonio Daniel da Silva publicado 04/09/2015 09h14, última modificação 04/09/2015 09h14

A presidente da TAM, Cláudia Sander, apresentará entre os dias 16 e 17 deste mês os estudos elaborados por duas empresas internacionais (Oxford Economic, da Inglaterra; e Arup, do Canadá) que nortearão a decisão sobre o local da instalação do Centro de Conexões Internacionais da companhia, o chamado hub da Latam. Os relatórios apontando a viabilidade econômica e a infraestrutura aeroportuária serão apresentados, em reuniões, na sede da companhia, em São Paulo, com os ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e com os governadores dos estados do Rio Grande do Norte, Robinson Faria; Ceará, Camilo Santana, e Pernambuco, Paulo Câmara.

Cláudia Sander quer reunir os ministros do Turismo e da Aviação Civil para fazer uma apresentação prévia do material e, na sequência reúne os governadores, prefeitos de Recife, Natal/São Gonçalo do Amarante e Fortaleza e bancadas parlamentares dos três estados interessados – Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará – para discutir o documento. Os detalhes das reuniões foram confirmados ontem (3) pela presidente da TAM em audiência, em Brasília, com o ministro Henrique Eduardo.

“A decisão será estritamente técnica. Parabenizo a TAM pela escolha da região para a instalação do centro de distribuição, pois ela vai beneficiar todo o nordeste”, afirmou Henrique Eduardo Alves à Cláudia Sander. De acordo com informações da companhia aérea, o hub irá criar 10 mil empregos diretos no estado em que for instalado e 35 mil na região. Os investimentos deverão superar R$ 3,9 bilhões.

Ontem, o governador Robinson Faria confirmou que a reunião da presidente da TAM com os estados está agendada para o dia 17 e serão individuais. No caso do RN, deverão participar os senadores José Agripino (DEM), Garibaldi Filho (PMDB) e Fátima Bezerra (PT); os prefeitos de Natal, Carlos Eduardo Alves, e de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, além de secretários de Estado e do governador. Apesar da presença de políticos no encontro, Robinson Faria acredita que a decisão da Latam será técnica.

“A decisão é técnica e não acredito que haverá politização na Latam por contingências políticas. Eles querem um hub para 50 anos, e não cinco. E o aeroporto que oferece condições para isso é o nosso. Em vários itens estamos em vantagem com relação aos demais estados. Factoides criados por estados vizinhos e tentativas de demonstração de força política, creio que não serão decisivos”, disse.

 

Publicado em Marcos Dantas, por Blog Marcos Dantas.