TSE promove Fórum de Inteligência Artificial da Administração Pública!
No dia 3 de agosto, o TSE realiza o Fórum de Inteligência Artificial da Administração Pública. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade, mas para participar é necessário se inscrever pelo hotsite do fórum no portal do Tribunal.
Servidores de vários órgãos públicos, como Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal de Contas da União (TCU), Corregedoria-Geral da União (CRG), Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF) vão apresentar cases de sucesso e compartilhar práticas públicas adotadas em diversas áreas de negócio para resolver desafios institucionais.
O case do TSE “ChatBot – Ainda preciso ir ao cartório eleitoral?” será apresentado pelas servidoras Raquel Costa e Rakell Dimanski. O TSE foi o primeiro órgão público federal a utilizar a plataforma Twitter Business Solutions (TBS) a fim de oferecer aos eleitores um Assistente Virtual para os serviços de consulta à situação eleitoral, emissão de certidão de quitação eleitoral e respostas a dúvidas frequentes. Desde o lançamento da ferramenta, foram realizados mais de 190 mil atendimentos, e, a partir de agora, o TSE vai expandir o produto para outras plataformas, como o FacebookMessenger e o Google Assistant.
Inteligência Artificial
A ideia da realização do fórum surgiu a partir de debates entre servidores das áreas de Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Secretaria Judiciária e Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE.
A coordenadora de Educação e Desenvolvimento do Tribunal (Coede/SGP), Ana Cláudia Mendonça, explica que as competências digitais vão além da área de Tecnologia da Informação e oferecem ferramentas para o desenvolvimento de soluções para demandas de todas as áreas da Administração. Para ela, o objetivo do fórum é inspirar servidores e gestores a conhecerem as ferramentas oferecidas pelas novas tecnologias e compreenderem como essas plataformas e aplicativos podem auxiliar no desenvolvimento de soluções para a automação de processos, tomada de decisão e economia de tempo no trabalho, liberando-os para o desenvolvimento das competências mais humanas.
A Inteligência Artificial (IA) vem ganhando espaço em diferentes contextos pessoais, como dispositivos eletrônicos utilizados no nosso dia a dia, e também no trabalho, como em bancos, jornais, varejo, automóveis, na área da saúde e na Administração Pública.
Nesse cenário, diversos órgãos e empresas públicas vêm usando a inteligência artificial para se conectar aos cidadãos, prevenir fraudes e corrupção, agilizar processos de licitação, apoiar e acelerar diagnósticos de saúde, agilizar a indexação de conteúdos, entre outros.
A necessidade do serviço público de obter dados dos usuários de seus serviços, realizar uma prestação jurisdicional mais célere e fazer uma melhor gestão dos recursos pode ser otimizada e ter muitos ganhos com o uso da inteligência artificial.
Publicado em TSE, por www.tse.jus.br