XXI Marcha: arena técnica da saúde traz debate sobre financiamento do SUS.

por Antonio Daniel da Silva publicado 16/04/2018 13h10, última modificação 16/04/2018 13h10

Estamos a pouco mais de 30 dias de um dos maiores eventos municipalistas do mundo. A XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios deve reunir milhares de prefeitos e gestores municipais em Brasília, entre os dias 21 e 24 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Como novidade para este ano, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) traz as arenas temáticas. Com data prevista para os últimos dias de evento, as arenas chegam com o objetivo de captar dos municipalistas as principais propostas políticas que integrarão a carta “Compromisso com o Brasil”. O documento será entregue aos candidatos à presidência da República, para que conheçam e entendam as principais necessidades dos Municípios brasileiros.

As arenas temáticas vão tratar de assuntos diversos, que envolvem diretamente a gestão dos Municípios, como saneamento básico, educação, turismo, saúde, cultura, trânsito, defesa civil, entre outros. Esta é mais uma oportunidade para gestores municipais demonstrem e contribuam no debate de temas que impactam o seu planejamento, a sua governabilidade e a autonomia municipal.

Saúde

A arena temática da saúde traz para o debate um assunto de extrema importância para os Municípios: o compromisso tripartite na gestão e no financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A entidade vai convidar os gestores públicos para que debatam sobre a metodologia de financiamento do SUS a fim de que atenda às necessidades e às especificidades locais e regionais até o nível central e que fortaleça um pacto técnico e financeiro entre os Entes federados. Para tanto, a CNM considera que este tema necessita de um compromisso urgente que envolva Municípios, Estados e União.

Inscrições

Para participar das arenas temáticas é necessário fazer inscrição na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Até o dia 20 de abril, as inscrições estão com preços promocionais. Prefeitos não pagam inscrição, desde que seu Município seja contribuinte com a CNM. E demais gestores do Município têm descontos especiais.

Para fazer a inscrição, basta acessar o site: www.marcha.cnm.org.br

Publicado em CNM, por Blog CNM