Ziulkoski apresenta dados sobre desastres ambientais e endemias em Plenário da Marcha.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentou na terça-feira, 10 de maio, dados atualizados sobre os Desastres Ambientais e as Endemias nos Municípios brasileiros. A explanação ocorreu durante a palestra que abordou os Desafios do final de mandato.
Ziulkoski disse que desde 2015 os Municípios vivem 3 epidemias causadas por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O presidente lembrou que os Entes são os responsáveis pela prevenção e combate às doenças. Também destacou que são atribuições das prefeituras o cumprimento de legislações federais e o pagamento aos profissionais de saúde.
Nesse contexto, Ziiulkoski ressaltou que os Municípios recebem recursos insuficientes para o cumprimento dessas obrigações. Outro ponto apontado pelo presidente foram os desastres ambientais. Segundo a CNM, entre os anos de 2015 e 2016 foram reconhecidos 23. 248 Decretos de Calamidade ou situação de emergência.
De 2012 a 2015, os prejuízos causados chegaram ao montante de R$ 173 bilhões na economia brasileira. “O gasto com a resposta ao desastre é muito maior do que com a prevenção dele”, afirmou o presidente. A XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios vai até a próxima quinta-feira, 12 de maio.
Publicado em CNM, por Blog CNM.